"O melhor para suas Imagens"

Como Tirar boas fotos de paisagens?

09/02/2007 16:45

Uma das modalidades de fotografia mais comuns entre as pessoas -  profissionais ou não - é o registro de paisagens. Quem já não se encantou com alguma beleza natural em alguma viagem, um pôr do Sol ou mesmo uma cachoeira?

Só que muitas vezes o resultado obtido não reproduz com fidelidade a imagem que foi clicada. Saiba, porém, que se alguns cuidados forem tomados, as chances de se obter uma boa fotografia aumentam significativamente.

Em primeiro lugar, procure conhecer bem seu equipamento e as funcionalidades que ele oferece. Isso ajuda, mas não basta. É necessário conhecer alguns fenômenos naturais e o comportamento da luz é um dos mais importantes. A luz natural, proveniente do Sol, varia ao longo do dia, proporcionando tons diferenciados na imagem captada.
 

Na parte da manhã e no final da tarde, a luz do Sol confere às fotos tons amarelos-alaranjados. Conforme se aproxima o meio do dia, a luz passa a ser branca, equilibrando todas as cores.

A posição do Sol também é importante. Mais inclinado nos extremos do dia, proporciona sombras mais longas e definidas, o que pode acrescentar um visual interessante à foto. Procure mesclar esses fatores à cena que será fotografada.

Tempo ruim não é sinônimo de fotos ruins. Muitas fotos excelentes podem ser feitas em dias nublados e chuvosos. Nessas condições, as imagens registradas tendem para os tons azuis. Nesse caso, deve-se ter um cuidado maior com o balanço de branco e com as sombras, mais raras e indefinidas nestas situações. 
 

O fotógrafo Elcio Ohnuma, professor de fotografia da Escola Panamericana de Arte, acredita que um excelente momento para fotografar paisagens é o sol que se abre após a chuva. “Tudo fica mais bonito, as cores ficam mais vivas, os detalhes mais ricos”.

Nas máquinas digitais, sempre que possível, regule manualmente o balanço de branco. O balanço de branco automático pode deixar as fotos sem vida.

Em uma cena ensolarada, por exemplo, alterne entre os vários modos de balanço de branco disponíveis na câmera até encontrar um padrão que seja de seu gosto, ou que melhor represente a imagem que se quer registrar. 


https://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/08/31/idgnoticia.2007-08-31.9556326375/paginador/pagina_3 

  

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

rel="icon"